Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente
Em dezembro de 1974, às vésperas da aposentadoria da Dra. Nise da Silveira, um grupo de colaboradores, liderados pela educadora Zoé Noronha Chagas Freitas, criou a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII). Em sua ata de fundação, constam os nomes de importantes personalidades nos campos da cultura, das artes e da política.
Desde então, a SAMII é a responsável pelos grandes projetos realizados no Museu de Imagens do Inconsciente: reformas e infraestrutura da sede, contratação de técnicos e pesquisadores, acondicionamento e documentação do acervo, apoio às atividades terapêuticas, exposições, documentários, publicações – a Sociedade está presente no dia a dia do museu. Parcerias com instituições públicas e privadas têm ajudado no desenvolvimento desse trabalho.
O tombamento de parte do acervo pelo IPHAN e o Registro do Arquivo Pessoal Nise da Silveira no Programa Memória do Mundo da UNESCO são resultados de iniciativas da SAMII para proteger e divulgar esse importante legado.